Leitura de notícia
Agência Minas ( Governador ) - MG - Brasil - 17-03-2014 - 12:14 -   Notícia original Link para notícia
Governador abre fórum de fomento à pesquisa e visita obras da nova sede da Fapemig

Solenidade terá ainda anúncio de projetos selecionados no programa de incentivo de startups para fortalecer a cultura empreendedora em Minas Gerais


Belo Horizonte reunirá, nos dias 17 e 18 de março, os mais importantes nomes relacionados à pesquisa científica no país, durante o Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A solenidade de abertura será presidida pelo governador Antonio Anastasia, que também visitará as obras da nova sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).


A cooperação com a União Europeia será objeto de debates no fórum, com a participação do representante da Comunidade Europeia no Brasil para assuntos de Ciência e Tecnologia, Piero Venturi. O Confap é uma organização sem fins lucrativos para melhor articular os interesses das agências de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2007, agrega fundações de 25 estados (Roraima não está incluído), mais o Distrito Federal.


Durante a cerimônia, o Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), programa de incentivo ao ecossistema de empreendedorismo e de startups do Governo de Minas, anuncia as startups selecionadas para a segunda rodada de aceleração. Foram 40 projetos escolhidos para passar seis meses de aceleração em Belo Horizonte, cidade referência em inovação na América Latina. O SEED nasceu para fortalecer a cultura empreendedora, acelerar o desenvolvimento do ecossistema de startups em Minas e incentivar negócios de conteúdo tecnológico no Estado.


Será assinado ainda termo de transferência da coordenação do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e da Rede de Inovação Tecnológica (RIT) daSecretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) para a Fapemig. Criado em 2006, o SIMI éo primeiro sistema estadual de inovação no Brasil e responsável pela disseminação da cultura do empreendedorismo e inovação e visa fortalecer a economia e impulsionar o desenvolvimento. A Rede de Inovação, criada em 2007, tem como objetivo ampliar a capacidade de difusão de inovação tecnológica no Estado. Dessa forma, fomenta diferentes agentes empresariais governamentais, do setor acadêmico e da sociedade, dinamizando o Sistema Mineiro de Inovação.


Nova sede


Trata-se de um projeto concebido para oferecer conforto com o mínimo de gasto de energia e com o diferencial de uma arquitetura inteligente, combinando praticidade e sustentabilidade. O novoedifício irá ocupar uma área de 10 mil metros quadrados e contará com um centro de convenções com capacidade para 1.200 visitantes.


Conta com luzes autoajustáveis, ou seja, por meio de sensores desenvolvidos para detectar a luminosidade natural, a intensidade da iluminação artificial é controlada. Os vidros da fachada irão amenizar a sensação de calor, diminuindo o uso do ar condicionado. Um sistema de reservatórios irá coletar as águas pluviais e armazená-las para uso em vasos sanitários e lavabos. A construção foi erguida com estruturas pré-fabricadas, oferecendo qualidade estrutural superior e representando uma alternativa sustentável ao campo da engenharia.


Destaque ainda para a planta de geração solar fotovoltaica, fruto de parceria firmada com a Cemig. O projeto é piloto, tendo como proposta instalar 630 módulos fotovoltaicos com potência estimada em 157 quilowatts, o que representa uma produção energética de 219 megawatts ao ano, energia que pode suprir o consumo de até de 150 residências. A energia gerada será descontada na conta de luz e o excedente, redistribuído para a população.


Cidade da Ciência e do Conhecimento


A nova sede da Fapemig fará parte da Cidade da Ciência e do Conhecimento, um complexo urbano moderno que reunirá instituições diversas ligadas à CT&I. Sua proposta é reunir atividades da área em um mesmo espaço urbano. Além da interatividade entre as instituições presentes no local, irá assegurar visibilidade para as ações de desenvolvimento de ciência e tecnologia e aplicação de conhecimento.


Na região, já estão as sedes do Senai/Cetec, do Centro de Formação e Experimentação Digital (Plug Minas), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); o Museu e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); a incubadora de empresas Habitat, da Fundação Biominas; e a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes. Futuramente, a região também abrigará a sede da Universidade Estadual de Minas Gerais, onde serão instaladas, entre outras, a Escola Guignard e a Escola de Música.


CSEM


Após a solenidade, o governador visita o Centre Suisse d'Eletronique et Microtechnique (CSEM) Brasil, que desenvolve, em parceria com o Governo de Minas, um projeto de eletrônica orgânica e impressa. Trata-se de uma tecnologia pioneira e estratégica para o Brasil, que promete novos aplicativos com o desenvolvimento de produtos mais baratos, colocando o Brasil em destaque no cenário mundial de semicondutores. Para isso, foi assinado termo de cooperação técnica com aporte de R$ 7 milhões.


O CSEM Brasil foi criado, em 2007, pelo CSEM S.A. da Suíça e a FIR Capital para fornecer soluções tecnológicas inovadoras ao mercado. A instituição desenvolve tecnologias, transformando pesquisas em produtos com alto valor agregado nas áreas de nano e microtecnologias, sensores e sistemas.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.