Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Turismo ) - MG - Brasil - 15-03-2014 - 09:12 -   Notícia original Link para notícia
Trade turístico discute os rumos e a renovação do setor em Minas

Evento traz palestras, mesas-redondas e sessões de negócios


Daniela Maciel


Evento deve atrair 12 mil visitantes ao Minascentro nos dois dias de atividades/Alisson J. Silva


O Auditório Topázio do Minascentro, na região central de Belo Horizonte, foi ocupado ontem, pela manhã, pelo trade turístico do Estado para a abertura do 8º Salão do Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG), do 6º Salão Mineiro do Turismo e 2º Salão de Gastronomia, promovidos pela Secretaria de Estado do Turismo e Esportes (Setes). Os eventos continuam hoje, com programação das 10h às 17h, com acesso gratuito.

O Salão da Abav-MG reúne cerca de 60 expositores, entre operadoras emissivas, receptivas, hotéis, locadoras, lojas de câmbio e seguradoras. De acordo com o presidente da Abav-MG, Antônio da Matta, o evento é uma oportunidade não apenas de negócios, mas também de união do trade. "No discurso do ano passado, falei sobre os novos empresários que estão renovando o fôlego do turismo no Estado. E é nisso que apostamos, na renovação. Temos que criar novos atrativos, novas formas de vender o destino", destacou Matta.

A expectativa é que o centro de convenções receba 12 mil visitantes nos dois dias de encontro. Na programação, além da feira, o Salão do Conhecimento - com clínicas tecnológicas, sessão de negócios -, o I Encontro de Concierges e Recepcionistas, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); painéis, palestras e mesas-redondas.

Para o secretário de Estado do Turismo e Esportes, Tiago Lacerda, a atuação dos circuitos turísticos apoiados pela política de regionalização adotada pela Setes é de extrema importância. "Esse é o ano da Copa e do turismo. Muito trabalho foi feito nos últimos cinco anos, de infraestrutura, qualificação, melhoria de serviços, mas temos ainda muito para fazer. Não podemos deixar essa oportunidade, que não se repetirá tão cedo, passar. a hora de divulgarmos Minas para o mundo", explicou Lacerda.


Históricas - A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais montou um estande que propõe a experiência do turismo em Minas Gerais através dos cinco sentidos. A reprodução de altares barrocos, o resgate da Coroação de Nossa Senhora com a distribuição de guloseimas, os tapetes de serragem, tudo foi pensado para despertar os sentidos com a arquitetura, artesanato, música e sabores. A secretária executiva da associação, Ana Alcântara, vê no evento uma oportunidade para mostrar as muitas faces do circuito. "Trouxemos os nossos artesãos para mostrar e valorizar o que temos de mais original. A associação tem como foco neste ano a divulgação do destino e capacitação dos operadores. Em abril vamos realizar em Belo Horizonte uma conferência sobre circulação viária, da qual vamos sair com uma diretriz comum para todos os municípios participantes", afirmou Ana Alcântara.

O Vale Verde Parque Ecológico, localizado em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), teve presença em mais de um estande, mostrando o parque ecológico e a fabricação da cachaça, com processo sustentável. De acordo com a gerente de Marketing da Vale Verde, Jacqueline Pereira, o principal objetivo é a divulgação do atrativo para o interior do Estado. "Queremos estar mais perto desse público e mostrar que temos um leque de atrações que vai além da cachaça. O evento também é importante para encontrarmos com outros atrativos e parceiros. No turismo não somos concorrentes, quando um circuito ou atrativo se destaca, todos ganham", avaliou Jacqueline Pereira.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.