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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 15-03-2014 - 09:24 -   Notícia original Link para notícia
Agências de viagem de intercâmbio crescem 30% em 2013

Procura aumenta para ingresso em universidades


Nádia de Assis


Paulo Junior diz que hoje as pessoas aproveitam para desenvolver a carreira/Adriana Santos


Ampliar a visão de mundo, criar um diferencial no currículo e dominar, no mínimo, mais uma língua. São essas as principais razões que motivam um número cada vez maior de brasileiros a procurar as agências de intercâmbio instaladas na Capital e em cidades do interior, que registraram crescimento de até 30% em 2013. Embora o carro-chefe ainda sejam os cursos de idioma, sobretudo os de inglês, os estabelecimentos ampliam o leque de opções, oferecendo também preparatórios para ingresso em renomadas universidades estrangeiras, graduação e pós-graduação.

Ano passado, a World Study, localizada no bairro Cruzeiro (região Centro-Sul), registrou aumento de 15% nas vendas em relação ao exercício anterior. Segundo o diretor, Paulo Cesar da Silva Junior, o mercado de intercâmbio é muito vasto e não se restringe mais ao aprendizado de línguas estrangeiras ou à combinação de estudo e trabalho. "Percebo que o foco dos interessados que viajam para o exterior está mudando. Agora, as pessoas pretendem aproveitar a experiência para desenvolver melhor a carreira, o que nos obriga a diversificar os tipos de programas ofertados", explica.

Dentre as novidades da World Study, destaca-se a graduação e pós-graduação com possibilidade de bolsa, além de um curso preparatório que visa aumentar as chances do brasileiro ingressar em instituições tradicionais nos Estados Unidos e Inglaterra. Apesar das mudanças de comportamento, Silva Junior salienta que, por enquanto, o carro-chefe ainda são os cursos de idiomas. Os países mais procurados são Estados Unidos, Canadá e Irlanda, onde a língua inglesa é oficial. Contudo, ele observa que a demanda pelo espanhol, francês, alemão e mandarim também é elevada.

Na visão do diretor, este pode ser um ano bastante atípico para os negócios, em decorrência da realização da Copa do Mundo e das eleições. Portanto, ele prefere ser cauteloso antes de traçar metas de crescimento muito ambiciosas. "Estimo variação positiva de 5% sobre 2013. Mas, vou ficar feliz, caso consiga repetir os mesmos índices", projeta.

O bom momento do mercado motivou a Student Travel Bureau (STB), com unidades espalhadas por todo o Brasil, a inaugurar duas lojas em Belo Horizonte ano passado. A primeira delas abriu as portas em maio no bairro Belvedere (região Centro-Sul) e a outra começou a funcionar em outubro no Planalto (região da Pampulha). Em 2013, a variação positiva registrada pela empresa no Estado foi de aproximadamente 30%. "As pessoas estão mais preocupadas em melhorar o seu nível de qualificação e dominar mais de uma língua", avalia a gerente da filial Lourdes (região Centro-Sul), Jordana Lages de Almeida.

Na STB, a maior procura é também pelos cursos de idiomas, que corresponde a 65% do volume de programas comercializados. A parcela mais significativa do público que recorre à agência é de jovens adultos, com idades entre 22 e 35 anos e desejo de viver por algum tempo nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá ou Austrália. A organização mantém o otimismo para este ano e prevê incremento de 20% contra 2013. Além de Belo Horizonte, a empresa está presente em três municípios do interior: Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (região Norte) e Uberlândia (Triângulo).


Perfil - Mudanças no perfil do intercambista ajudam a aumentar o fluxo de clientes nas agências. "Apesar da maior parte dos viajantes ser formada pessoas entre 20 e 35 anos, existem pacotes capazes de atender a uma faixa etária muito mais abrangente, que vai dos 15 aos 50 anos. Percebemos que o interesse dos adolescentes e adultos mais maduros é bastante ascendente", explica o diretor da IE Intercâmbio, Marcelo Albuquerque.

Ele observa que o mercado oscilou bastante ao logo de todo o ano passado, sobretudo em função da valorização do dólar. Mesmo assim, o desempenho foi positivo, com avanço de 17%. Neste ano, a expectativa é que a alta seja mais expressiva, de 28%, em decorrência da ascensão da classe C e aumento da renda média do brasileiro. "Embora o dólar e euro continuem em alta, o brasileiro tem hoje mais condições de investir em uma educação internacional. Percebo que o mineiro, especialmente, gosta muito de viajar", argumenta Albuguerque.

Na IE, são procurados desde os destinos mais tradicionais, como Estados Unidos e Canadá, até os que oferecem uma relação custo e benefício mais vantajosa, como Malta e África do Sul. A empresa está presente, por meio de franquias, em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Itaúna (região Centro-Oeste), sendo que outras unidades podem ser abertas em breve no interior, em cidades do Triângulo e Governador Valadares (Vale do Rio Doce). Porém, ainda não foi definido um período exato.


Oportunidade - A Focus Soluções em Idiomas, localizada no bairro Funcionários (região Centro-Sul), e especializada em oferecer cursos de línguas e serviços em tradução, começou a oferecer programas de intercâmbio aos seus clientes em dezembro, após estabelecer parceria com um escritório estrangeiro. "Levantei dados que comprovam que, ao longo dos últimos cinco anos, o número de brasileiros em busca de programas de intercâmbio quintuplicou", informa o diretor, Cláudio Aguiar.

A fim de conquistar clientes com objetivos distintos, a agência vai oferecer programas para Inglaterra, África do Sul, Canadá, Malta e Índia. Durante os primeiros meses deste ano, a procura correspondeu às expectativas e a previsão é que ela se intensifique ainda mais ao longo deste ano.


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