Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 12-03-2014 - 09:50 -   Notícia original Link para notícia
Copa deve aumentar número de passageiros em 10%

Por João José Oliveira  De São Paulo




As companhias aéreas que operam no mercado brasileiro vão transportar 7,2 milhões de passageiros entre as 12 cidades-sede que receberão os jogos da Copa do Mundo, que a Fifa realiza entre 12 de junho e 13 de julho, informou ontem a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa TAM, Gol, Azul e Avianca.


Esse universo de passageiros representa 9,7% mais que os 6,64 milhões de assentos utilizados em voos regulares nesse mesmo período. "As companhias aéreas vão atender à demanda da Copa", disse o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. "Mas precisaremos que todos os agentes trabalhem com toda a eficiência para evitar gargalos. Não vamos limpar banheiros de aeroportos, nem vender pão de queijo".


O levantamento da Abear - que considera embarques realizados em um período de 36 horas antes e após cada partida - aponta que haverá 16.116 voos extras durante a Copa, o que representa um acréscimo de 31,2% ante os 51.663 voos regulares nas doze cidades-sede nesse período.


São Paulo é a cidade-sede que terá o maior fluxo, com 6,4 mil voos extras - 31,6% de acréscimo em relação aos voos regulares - e 234,8 mil passageiros a mais embarcando nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos durante a Copa. Passarão pelos terminais paulistas 2,8 milhões de passageiros, ou 9% a mais que o número de assentos regulares para o período.


Já Brasília terá um acréscimo de 2.175 embarques, ou 64,1% mais que os 3.392 voos regulares. Em termos de passageiros, o acréscimo na capital federal será de 85,1 mil assentos, ou 17,9% mais, somando 561 mil bilhetes vendidos para esse terminal.


Fortaleza vai receber 826 voos extras, que somarão 2.176 voos no total. O aumento de assentos comprados será de 21,1%, atingindo 233 mil bilhetes partindo da capital cearense. "Os casos de Brasília e Fortaleza são diferentes", disse Sanovicz. "Brasília é um hub [terminal usado para conexões de voos domésticos e internacionais], enquanto Fortaleza recebeu mais voos porque é um destino com menor demanda de passageiros corporativos".


No Rio, haverá 89,3 mil assentos extras para os terminais do Galeão e Santos Dumont, totalizando 881 mil, com 2.678 voos extras, ou 44,8% mais nesse período. Em termos de operações, isso representa um crescimento de 45%, ou 2,6 mil novos voos.






Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.