Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 26-02-2014 - 09:47 -   Notícia original Link para notícia
Brasileiro voa menos para o exterior

A desvalorização do real ante o dólar e a maior tributação sobre transações financeiras internacionais pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aumentaram o custo das viagens e afetaram a demanda pela venda de passagens aéreas internacionais, informou ontem a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo a entidade, a demanda por assentos em voos da Gol e da TAM nesse segmento recuaram 2,9% em janeiro deste ano (considerando o indicador RPK, passageiro-quilômetro transportado), em relação ao mesmo mês de 2013.


Na mesma base de comparação, a oferta teve contração maior, de 7,5%. Como o ajuste na oferta foi maior que o verificado na demanda, TAM e Gol tiveram avanço médio de 3,8 pontos percentuais na taxa de ocupação, que chegou a 80,72%.


O número de passageiros transportados somou pouco menos de 415 mil pessoas, queda de 6,8% em relação ao ano passado.


"Desde o início de 2013 até o fim de janeiro deste ano, o dólar, que referencia 60% dos custos das companhias, acumulou uma alta de quase 18%", apontou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz. Ele ressaltou que a demanda doméstica garantiu à operação no mercado interno um comportamento oposto ao verificado no ambiente internacional.


As aéreas representadas pela Abear - TAM, Gol, Azul e Avianca - registraram em janeiro indicadores recordes dentro da série de dados acompanhada pela entidade, iniciada em setembro de 2012. A demanda subiu 7,6% no mês passado, em relação a janeiro de 2013. A oferta avançou 6%, na mesma base de comparação. A taxa de ocupação teve alta de 1,2 ponto percentual, para 80,6% de ocupação.


O número de consumidores transportados superou a marca dos 7 milhões de passageiros.


"Dentro da sazonalidade do mercado doméstico no Brasil, janeiro é tradicionalmente um mês forte", disse Sanovicz.


A maior oferta até então, considerando a série de dados da Abear, havia sido registrada em julho do ano passado e o maior nível de demanda, em dezembro último. O melhor fator de aproveitamento havia sido o de janeiro de ano passado, com ocupação de 79,39%. E a mais expressiva quantidade de passageiros domésticos transportados até agora em um só mês ocorreu em dezembro de 2013, com 6,9 milhões.


Em termos de participação no mercado doméstico em janeiro, a TAM figura como líder, com uma fatia de 38,37% do total. É seguida pela Gol, com 37,49%, pela Azul, com 16,81%, e pela Avianca, com 7,34%.


Na estatística dos totais móveis (método que avalia a evolução mês a mês de totais acumulados para os 12 meses até então), os bons resultados de janeiro seguem sinalizando para o crescimento do setor nos próximos 12 meses: 6,6% para a oferta e 8,8% para a demanda.






Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.