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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Turismo ) - MG - Brasil - 22-02-2014 - 10:34 -   Notícia original Link para notícia
Balneário mexicano quer atrair mineiros

O Riviera Nayarit destaca-se pela cultura local, praias de areia branca e fina e uma natureza privilegiada


Águas transparentes, sol e todo tipo de mimo à beira do Oceano Pacífico é a promessa do balneário mexicano Riviera Nayarit. O destino de alto luxo foi apresentado em Belo Horizonte para uma plateia de 50 agentes de viagem. O evento é uma realização do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) e reúne cadeias hoteleiras, companhias aéreas e empresas de serviços turísticos. A previsão é capacitar cerca de 800 profissionais em 13 estados brasileiros em 2014.



Águas transparentes, sol e todo tipo de mimo à beira do Oceano Pacífico é a promessa do balneário


Segundo o representante de Riviera Nayarit junto ao mercado brasileiro, Marcos Myakava, existe interesse especial em divulgar o destino nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, e Minas Gerais, especialmente a Capital, é estratégica neste contexto. Em 2013, a Riviera Nayarit promoveu o destino em 10 cidades e, juntamente com ações junto à imprensa e estratégias de aproximação com o mercado brasileiro iniciadas no fim de 2012, bons resultados surgiram. São Paulo já apareceu na lista de emissores para o destino e a participação percentual do país em 2013 foi de 9,09% entre os mercados fora dos Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, o Brasil já é o quinto maior emissor de turistas para o México.

"O Riviera ainda é um destino muito novo. Observando os resultados que temos até agora, acreditamos que o destino possa deslanchar entre os mineiros. O objetivo não é torná-lo destino de massa, mas sim conquistar clientes com o perfil de alto padrão", explica Myakava.


Campanha - No fim do ano passado, uma parceria com seis grandes operadoras de viagem lançou a campanha "Live it, to believe it!" (Viva para crer!) no Brasil. O objetivo era ganhar mais espaço e ferramentas para o destino. O pool reúne ADV Tour, Agaxtur Viagens, Flot Viagens, MMT Gapnet, Nascimento Turismo e Visual Turismo. Os pacotes oferecidos têm valores a partir de US$ 1.473.

Do Brasil, a viagem pode ser feita com a Aeroméxico, a Avianca ou Copa Airlines até a Cidade do México. Da capital mexicana, um voo para o Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta e 10 minutos de carro para a área dos resorts. O acesso para outros destinos no país e para os Estados Unidos também é fácil. "Alguns hotéis já se preparam especialmente para receber hóspedes brasileiros com gerentes e atendentes que falam português", destaca o representante.

A região destaca-se pelas cidades coloniais em perfeito estado de conservação, cultura local, praias de areia branca e fina e uma natureza privilegiada, onde se podem encontrar aves raras, baleias e tartarugas marinhas. Nos últimos cinco anos, foram inaugurados diversos resorts de luxo. A abertura do complexo hoteleiro do Grupo Iberostar, a compra de parte do Four Seasons Puna Mita por Bill Gates e eventos mundiais, como a Conferência Nuclear da ONU, deram visibilidade ao destino.


Allia lança mais um hotel da rede no Rio de Janeiro


A rede Allia Hotels acaba de confirmar a assinatura de contrato para implantação de mais um hotel da rede no Estado do Rio de Janeiro. O empreendimento será na cidade de Itaguaí, a 69 quilômetros da capital.

De categoria supereconômica, o Bristol Easy Hotel Itaguai tem previsão de inauguração em novembro de 2017. São 200 apartamentos (400 leitos), área de eventos e restaurante em uma área construída de 7,8 mil metros quadrados.

Segundo o diretor de Desenvolvimento da Allia Hotels, Marcello Medeiros, Itaguai é uma cidade que entrou para os planos da rede por seu desenvolvimento contínuo. "O município é considerado um dos três que mais crescem no Estado do Rio, com uma demanda interessante para sua atuação com um empreendimento supereconômico", explica o executivo.

Além da proximidade com a capital Rio de Janeiro, Itaguai conta com investimentos da Companhia Siderúrgica do Atlântico, do Porto de Itaguai e de novos portos privados como o Porto Sudeste. "São várias perspectivas muito positivas para a cidade", continua Medeiros.

A rede Allia Hotels anunciou recentemente outros projetos no Estado do Rio, tanto na capital como em outras importantes cidades como Campo dos Goytacazes, Macaé, São João da Barra e agora em Itaguai.


O grupo - A Allia Hotels nasceu em outubro de 2010, a partir da fusão da rede mineira Bristol Hotels com a paulista Plaza Inn, com capital 100% nacional e conta hoje com 31 hotéis em operação nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal. Os investimentos previstos na rede já passam de R$ 1,2 bilhão de reais no país.

Só em Minas Gerais, a bandeira Bristol, do grupo Allia Hotels, vai inaugurar 13 hotéis. Os novos empreendimentos serão em Belo Horizonte, Betim, Lagoa Santa, Itabira, Itabirito, Ipatinga, Montes Claros, João Monlevade, Ubá e Viçosa.

Somente em Belo Horizonte serão cinco novos hotéis, dos quais um, o Bristol Jaraguá Hotel, já foi inaugurado em maio de 2012, próximo à UFMG. (Reportagem Local)


Copa do Mundo abre "janela" para Caeté


Da procura pelo ouro nos séculos 17 e 18 surgiram as primeiras vilas em Minas Gerais. Daqueles povoados, alguns se desenvolveram e hoje são verdadeiras joias do barroco colonial, que abrigam precioso conjunto patrimonial histórico e atraem turistas de todo o mundo.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Caeté completou 300 anos na semana passada e, em meio à comemoração, a cidade se prepara para usar a janela de visibilidade oferecida pela Copa do Mundo e incrementar o setor de turismo, atraindo visitantes de todo o mundo.

De acordo com a secretária municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio, Cássia Paes, a comemoração dos 300 anos é um exemplo da nova política do município para o turismo. "A secretaria foi criada no ano passado. Queremos resgatar a participação popular nas manifestações culturais e fazer com que os empresários enxerguem as oportunidades de negócios. O turismo pode ser um grande alavancador econômico, gerando emprego e renda. Na comemoração, fizemos questão de valorizar os grupos locais", destaca Cássia Paes.

A cidade ainda guarda construções da época do ouro, como a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso - a primeira de Minas construída em alvenaria -, a Casa de João Pinheiro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Cemitério Secular e os poucos, mas representativos, casarões.

O turismo rural e de aventura também são boas possibilidades na cidade. A Pedra Branca, onde são praticadas escaladas, e a Cachoeira de Santo Antônio são bastante visitadas. Manifestações culturais como a cavalhada no distrito de Morro Vermelho e a gastronomia, com destaque para o bolinho de feijão e o queijão (doce típico do distrito de Morro Vermelho, feito com ovos e leite, que curiosamente não tem queijo em sua composição).


Infraestrutura - A antiga Vila da Rainha do Caeté tem, hoje, 41 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2011. A cidade oferece cerca de mil leitos para os turistas. O objetivo é oferecer a cidade como destino não apenas para quem vem de fora do Estado, mas também para quem é de Belo Horizonte.

"Há um ano intensificando a preparação para a Copa do Mundo, foram oferecidos em 2013, em parceria com a Fundação Educacional de Caeté (FEC), cursos de formação para profissionais da linha de frente de atendimento ao turista. O programa Vivendo a Estrada Real (VER), executado pelo Serviço Social da Indústria de Minas Gerais (Sesi Minas) e do Instituto Estrada Real também atuou na capacitação do trade", explica a secretária.

O VER contempla áreas como educação, gastronomia, hotelaria e artesanato, sempre com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social de quatro municípios da Estrada Real - Caeté, Catas Altas, Santa Bárbara e Barão de Cocais -, dando origem ao roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça. As serras da Piedade e do Caraça recebem, juntas, cerca de 200 mil turistas por ano. "As cidades que estão localizadas entre os dois santuários, entretanto, até agora pouco lucraram com o movimento de visitantes, que apenas passam e pouco consomem. Trabalhamos em conjunto com o Circuito do Ouro e o Entre Serras para que uma cidade ajude a outra a se desenvolver. A região tem um grande potencial ainda pouco explorado", avalia.


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