Leitura de notícia
Agora - Divinópolis ( Cidade ) - MG - Brasil - 20-02-2014 - 10:26 -   Notícia original Link para notícia
Consumidor divinopolitano começa ano com cautela


Consumidor está mais cauteloso com as compras a prazo


Índice de consultas para compras a prazo demonstrou queda em janeiro, aponta


Pablo Santos


O comércio divinopolitano começou janeiro com vendas em queda e a inadimplência do consumidor recuando pelo segundo mês seguido, o que demonstra que o divinopolitano está cauteloso como o cenário econômico. Dados divulgados, ontem, pela () apontam que os divinopolitanos também pararam de retirar o nome da lista de devedores. No Brasil, o calote subiu pela quarta vez seguida sob influencia da taxa de juros e do fraco desempenho da economia.


Conforme as estatísticas, as consultas para compras a prazo, no comércio divinopolitano, sofreram a maior retração dos últimos sete meses e a terceira na sequência. Dados da , de janeiro, sugerem que as consultas para as compras no crediário caíram 4,56%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os resultados do mês passado superaram o de agosto de 2013, quando as consultas para compras a prazo recuaram 4,32%.


- Em janeiro, as vendas são sempre mais baixas mesmo. Só que, neste ano, o consumidor está cauteloso, em relação ao crédito, devido a um ano diferente com Copa do Mundo e eleição. Com este cenário, o consumidor está mais cuidadoso nas compras no crediário - afirmou o presidente da , Rogério Aquino.


Calote


Além de mais cauteloso, o divinopolitano está mais cuidadoso para evitar ter o nome na lista de devedores. As contas estão sendo quitadas em dia e a inadimplência caindo. De acordo com a , o calote voltou a cair em janeiro e soma duas quedas consecutivas. Em janeiro desde ano, a inadimplência, que é medida pelo número de registros junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apresentou retração de 11,44%, em comparação com o mesmo período de 2013.


Em dezembro do ano passado, o calote também apresentou um declínio maior: 20,25%.


Com menor número de registros junto ao SPC, em janeiro, o volume de divinopolitanos na lista de devedores demonstrou queda de 3,81%, em relação ao mesmo período do ano anterior.


Nacional


Já no Brasil, os números são diferentes dos registrados em Divinópolis. Dados nacionais revelam que a inadimplência do consumidor, em janeiro, avançou 1,1%, em relação ao mês anterior - a quarta alta mensal seguida, segundo a Serasa. Frente ao mesmo período de 2013, foi registrada queda de 4%, a oitava baixa nesse tipo de comparação.


- Aumentos sucessivos das taxas de juros, crescimento mais fraco da economia, inflação situando-se próxima ao teto da meta (do governo) e diminuição do ritmo de geração de vagas no mercado formal de trabalho contribuem para desacelerar a curva descendente da inadimplência do consumidor - segundo comunicado da Serasa.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.