Leitura de notícia
DCI - Online ( São Paulo ) - SP - Brasil - 19-02-2014 - 10:24 -   Notícia original Link para notícia
Número de turistas deve dobrar no carnaval paulistano de 2014

O número de turistas participantes do carnaval 2014 em São Paulo deve chegar a 28 mil. O cálculo é do vice-presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Ítalo Cardoso, durante a abertura oficial do evento, ontem (18), no Sambódromo do Anhembi, quando lembrou a repercussão que a Copa do Mundo terá sobre a festa na capital e também o decreto assinado pelo prefeito Fernando Haddad, no início deste mês, que regulamenta a folia nas ruas da cidade. 


"O carnaval não é só da avenida nem só da televisão. A cidade, principalmente neste ano, deu um salto gigantesco no sentido de tornar o carnaval de rua mais expressivo", diz Cardoso. "A tendência é aumentar [o número de pessoas] de forma significativa, porque quando digo 'vai ter bloco' é o mesmo que dizer 'venha pular o carnaval em São Paulo'", complementa. "Antes as pessoas vinham para assistir, agora elas devem ir às ruas. Além disso, os profissionais envolvidos com a Copa também já estão chegando e acabam virando turistas do carnaval na hora do samba", continua. "Acredito que o número de visitantes vai mais do que dobrar neste ano", aponta o porta-voz. 


De acordo com dados do núcleo de estudos e pesquisa da SPTuris, Observatório do Turismo, em 2013, dos 110 mil espectadores que foram à avenida do samba, 14 mil eram turistas, que permaneceram em média 2,6 dias na cidade e gastaram cerca R$ 728 no período, divididos entre alimentação (27,7%), hospedagem (27,1%), lazer e entretenimento (24,6%), compras (10,7%) e transporte (9,8%). "Além de assistir ao carnaval, os visitantes têm outras alternativas na capital", enfatiza Cardoso. A pesquisa, que contou com 1.202 entrevistas realizadas nas arquibancadas do samba, aponta que 7% das pessoas iriam aproveitar os blocos carnavalescos; 4,8% aproveitariam o restante do feriado nos bailes; 2,6% assistiriam o carnaval de rua e 2,6% teriam as baladas como entretenimento na capital. 


Samba Paulistano 


Durante a abertura oficial do carnaval, também foi lançada a terceira edição do Censo do Samba Paulistano. Em homenagem aos 100 anos do carnaval de São Paulo, a publicação tem como destaque a história da festa na cidade e sua relação com o futebol, já que em 2014 o Brasil recebe a Copa do Mundo. A pesquisa atualiza dados como localização das escolas e blocos de rua, investimentos das agremiações e gráfico sobre as campeãs ano a ano, entre outras informações.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.