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Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Mais ) - MG - Brasil - 14-02-2014 - 09:51 -   Notícia original Link para notícia
Ministério irá elaborar plano de marketing

Uma equipe de consultores a serviço do Ministério do Turismo vai visitar, entre fevereiro e março, órgãos estaduais e municipais dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. O objetivo é fazer um diagnóstico de ofertas, promoção e demanda turísticas para formular o Plano Nacional de Marketing Turístico do Brasil. O investimento é de cerca de R$ 1,3 milhão.

Para a elaboração dos trabalhos foram contratadas duas consultorias, as empresas Petrocchi Consultoria e Barcelona Media Inovação Brasil, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo - Prodetur Nacional, e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Entre as atividades propostas nos estados está a realização de uma oficina de trabalho com entidades e lideranças empresariais do turismo, reuniões com a equipe técnica de gestão estadual do turismo, além de entrevistas com secretários ou dirigentes estaduais.

Após a elaboração do documento, o Plano Nacional de Marketing será lançado ainda em 2014 e será executado pelo Ministério do Turismo.



A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram as instituições financeiras públicas que mais financiaram o mercado de turismo em 2013. Juntos, foram responsáveis por 85% do volume de crédito liberado para as empresas do setor, o que representa R$ 11,45 bilhões.

No total, os empréstimos somaram R$ 13,5 bilhões no ano passado, considerando também as operações realizadas pelo Banco Nordeste e Banco da Amazônia e parte das computadas pelo BNDES. Foram beneficiados vários setores da indústria do turismo como hotéis, restaurantes, empresas de transportes e agências de viagens.

A Caixa, que oferece também linha de crédito para o consumidor final, fechou 2013 com R$ 7,16 bilhões em financiamentos para o turismo. O volume equivale a 53% do total. Já o Banco do Brasil, com R$ 4,28 bilhões, participou com 32%.

"Se olharmos a linha do tempo desde 2003, ano em que o MTur foi criado, vemos que os financiamentos para o turismo crescem ano a ano. Alcançamos mais de 1.200% de aumento em treze anos", comenta o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Em 2003, o Ministério do Turismo começou a articular com os bancos públicos a criação de linhas específicas para o setor. Desde então, o volume de financiamentos descreve uma linha ascendente, chegando a 2013 com um acumulado de R$ 58,38 bilhões em onze anos.



Brasil sedia mais eventos na América Latina



O segmento de turismo de negócios tem gerado cada vez mais visibilidade para a economia turística, como o mostra o novo vídeo da série "Turismo em Cena". O Brasil lidera o ranking de países que mais sediaram eventos internacionais na América Latina e ocupa a sétima colocação entre os demais países do mundo, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções.

Os turistas de negócios representam uma parcela significativa (25,6%) dos estrangeiros que vistam o país. Seu gasto médio diário, de US$ 127, é quase duas vezes maior que o de turistas de lazer.

O resultado dessa movimentação é que em 2012 o faturamento do turismo no país cresceu 23,3% em comparação ao ano anterior, de acordo com a 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getulio Vargas.

"Temos condições para fazer do turismo de negócios e eventos um segmento cada vez mais importante para a nossa economia. Para isso, estamos investindo na melhoria da infraestrutura desses locais", afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O Ministério do Turismo já investiu R$ 1,2 bilhão na construção e reforma de centros de eventos, beneficiando 900 cidades brasileiras. Atualmente onze centros de convenções finalizam suas obras de reforma ou construção com um aporte deáR$ 461 milhões.

Apenas Manaus recebeu R$ 40 milhões para as obras do Centro de Convenções do Amazonas. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, outras cidades se consolidam como polo de turismo de negócios, entre elas Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Brasília e Fortaleza.



Série institucional - O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha "Turismo em Cena" destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.

As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.

"Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022", afirma Vieira.



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