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Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Mais ) - MG - Brasil - 01-02-2014 - 00:00 -   Notícia original Link para notícia
Empresas temem alta nos gastos durante Copa do Mundo

Fazer turismo de negócios na época do mundial exigirá muito planejamento.



Aeroporto de Confins se prepara para receber turistas da Copa/Alisson J. Silva



A Copa do Mundo Fifa, que será realizada no Brasil entre os dias 12 de junho e 15 de julho, promete movimentar toda a cadeia do turismo atraindo visitantes do mundo inteiro. Enquanto o setor comemora, faz os últimos ajustes e as tarifas sobem, empresas de diferentes portes e setores, que eventualmente ou sempre realizam viagens corporativas, buscam alternativas para evitar ou, pelo menos, minimizar o aumento de custos previstos para o período.

O diretor de novos negócios da Master Turismo, Rodrigo Santos, aponta o planejamento como a grande estratégia para as empresas que não vão poder abrir mão dessas viagens e também para aquelas que forem pegas de surpresa com uma demanda urgente.

Para quem puder modificar a data da viagem e escapar do rush ocasionado pelo evento esportivo, essa é a melhor estratégia. Já para quem não tiver essa opção, antecipar a compra é o melhor remédio principalmente no caso das passagens aéreas. "Algumas companhias já anunciaram políticas de preço máximo para o período da Copa então é possível prever o custo máximo, mas é preciso ficar atento às datas. Por enquanto, a procura está baixa, mas isso pode mudar de uma hora pra outra. O mesmo acontece com os hotéis. Quem puder reservar agora, antes dos grandes grupos de torcedores, vai sair em vantagem", alerta Santos.

As empresas que têm um grande volume de viagens para um mesmo destino podem pensar também nas opções de long stay, como um flat, por exemplo. Mesmo que ele fique dois ou três dias desocupado, pode sair mais barato se pessoas diferentes forem utilizar por dias consecutivos do que pagar as diárias de um hotel. "Flats com mais de um quarto ou o simples compartilhamento de quartos em hotéis quando pessoas do mesmo sexo vão passar igual período na mesma cidade também pode ser uma política", enumera o diretor.

Outros gastos, que normalmente não são considerados importantes, como o de transporte terrestre, podem fazer diferença no orçamento. Compartilhar táxis, carros alugados e casar a localização dos eventos e dos hotéis pode gerar uma economia significativa. Neste caso, contar com a orientação e ajuda dos anfitriões pode fazer diferença.

Para organizar as viagens e lidar, inclusive, com aquelas decididas em cima da hora, as empresas podem contar com os serviços das agências especializadas em turismo corporativo. "Algumas empresas têm setores ou profissionais especializados na gestão de viagem, mas a maioria não tem essa estrutura. As agências podem prestar esse serviço, analisando as demandas e traçando estratégias específicas. Este momento da Copa é uma boa oportunidade para que as empresas pensem na gestão de viagens como uma política de redução de custos e aumento da eficiência permanente", completa.



Setor no Brasil investe em transparência
O Ministério do Turismo tem trabalhado intensamente para manter uma gestão transparente e acessível a todos os cidadãos. Em 2012, técnicos do MTur desenvolveram o Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse Siacor.

Pioneiro no governo federal, o sistema permite a qualquer pessoa consultar, em tempo real, a situação de obras e projetos realizados com recursos do ministério. O MTur já repassou mais de R$ 9 bilhões para investimentos no turismo em todo o país, para quase 20 mil obras, distribuídas em 4.540 municípios brasileiros, segundo a Caixa Econômica Federal.

"É possível acompanhar os valores liberados, o percentual de execução e a situação de cada obra, com informações detalhadas por estado e município", disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Além do Siacor, o MTur oferece também um serviço de cadastro inteligente de solicitações de órgãos de controle: o Sistema de Controle das Demandas Externas. A ferramenta, que pode ser acessada pelo site, direciona os pedidos a áreas específicas da pasta e monitora o prazo das demandas por meio eletrônico.

O esforço de modernização e o aumento da transparência na gestão rendeu reconhecimento de órgãos de controle do governo, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

Em dezembro do ano passado, no dia Internacional Contra a Corrupção, o MTur foi premiado no I Concurso de Boas Práticas pela criação e implantação do Siacor e do CDE. Ao todo 47 projetos de 17 ministérios se inscreveram na disputa.

"É um termômetro direto e instantâneo do que está acontecendo", afirmou o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, em um dos vídeosáda campanha "Turismo em Cena", que traz uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta.

Os cidadãos, prestadores de serviços e entidades do setor contam ainda com outros canais para estreitar a comunicação com a pasta, como as redes sociais do MTur, presentes em 10 plataformas (Facebook, Twitter, Google , Instagram, Pinterest, Blog, Orkut, Flickr, Youtube e Soundcloud) e a Ouvidoria. Neste último caso, o contato pode ser feito por meio do e-mailouvidoria@turismo.gov.br, ou pelo atendimento gratuito no telefone nº 0800-606-8484.


Institucional - O Ministério do Turismo produziu uma série de oito curtas sobre as principais ações da pasta. A campanha "Turismo em Cena" destaca os programas de formação e qualificação profissional, investimentos em cidades históricas e turismo de negócios, além de avanços em competitividade, infraestrutura turística e reforço aos parques nacionais.

As ações do MTur vão ao encontro das metas previstas no Plano Nacional de Turismo 2013-2016, que prevê o crescimento do turismo interno e a chegada de estrangeiros, além de um acréscimo nos postos de trabalho no setor, impulsionando a competitividade do turismo brasileiro.

"Nossas metas são audaciosas, mas com trabalho e esforço conseguiremos cumprir os objetivos, entre eles, o de elevar o Brasil à condição de 3ª economia turística mundial até 2022", afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.


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