Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 26-01-2014 - 04:00 -   Notícia original Link para notícia
Mercado em expansão

Locadoras concentram cerca de 500 mil veículos em todo o país. Em BH, empresas aguardam crescimento de 10% com eventos como a Copa do Mundo.



Hebert Viana, diretor de marketing da Localiza, comemora o alto índice de satisfação dos clientes

Em ampla evolução no Brasil, o mercado de locadoras de veículos concentra cerca de 200 empresas em Belo Horizonte. Em todo o estado, são 300 e no país atualmente existem mais de 2,5 mil empresas, o que torna o mercado bastante aquecido. 

Fundada em 1973, durante o período do primeiro choque do petróleo, com seis fuscas usados comprados a crédito, a Localiza Rent a Car tornou-se uma das líderes do mercado e hoje conta com uma frota de quase 120 mil carros, mais de 500 agências localizadas em 374 cidades, inclusive em países vizinhos, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Peru. A receita líquida da Localiza no terceiro semestre de 2013 foi de R$ 935,9 milhões. Avaliada em US$ 3,1 bilhões, opera uma plataforma de negócios sinérgicos: aluguel de carros (Localiza Rent a Car), franchising de aluguel de carros (Localiza Franchising), terceirização de frotas (Total Fleet) e uma rede de pontos de vendas de carros desativados da frota para consumidores finais (Seminovos Localiza).

De acordo com Hebert Viana, diretor de marketing da empresa, o mercado é bastante concorrido no Brasil, pois conta também com a participação de grandes grupos internacionais. "Com um atendimento diferenciado e uma ótima qualidade nos serviços prestados, a Localiza vem se mantendo com grande destaque nesse segmento durante esses 40 anos e por isso é considerada a maior da América Latina. Posso dizer que o alto índice de satisfação de nossos clientes contribuiu para nosso sucesso, pois utilizamos uma metodologia de atendimento para avaliar o grau de satisfação e lealdade deles", ressalta Herbert. Segundo ele, a maior demanda é pelos veículos de passeio.

Atuante em todos os estados brasileiros, conta hoje com uma divisão de aluguel de carros com um mix variado de modelos, desde econômicos, passando por executivos, blindados e até vans e caminhonetes. Além disso, oferece adicionais como motoristas, cadeiras de bebês e GPS. Já a Localiza Franchising, criada nos anos 1980, é uma estratégia para agregar valor à marca, ampliando a rede de distribuição na América do Sul. A Total Fleet é especializada em aluguel, gerenciamento e terceirização de frotas. Ela é responsável pelo aluguel de mais de 30 mil carros, atendendo cerca de 800 clientes no Brasil.

Luis Fernando Porto, presidente da Locamerica, diz que a especialidade da empresa é a terceirização de frotas
Por último, aproximadamente 61,6% dos carros desativados da frota da Localiza Rent a Car e da Total Fleet são vendidos por meio das lojas Seminovos Localiza. "O objetivo da divisão de vendas da Localiza é reduzir os custos de depreciação dos carros e gerar caixa para a renovação da frota da Localiza Rent a Car e da Total Fleet. A Seminovos Localiza conta com 74 lojas em 44 cidades brasileiras e tem capacidade de venda de 70 mil carros/ano", explica Herbert.

O diretor de marketing da Localiza diz que a expectativa de crescimento para este ano é muito boa. "Por ser um ano de Copa do Mundo, vamos ter bons jogos em Belo Horizonte. Creio que vamos crescer e estamos preparados para atender essa demanda. Por isso, estamos num processo de expansão, abrindo novas agências."

RECEITA Luis Fernando Porto, presidente da Locamerica, estima crescimento da receita de locação com a expansão do mercado de terceirização de frotas, que tem mantido seu ritmo de aproximadamente 10% nos últimos anos ou o equivalente a quatro, cinco vezes o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). O cenário nacional aponta que as locadoras detêm aproximadamente 490 mil carros, sendo 250 mil voltados para a terceirização, de acordo com a Associação Brasileira de Locação de Automóveis (Abla). "A expectativa para 2014, no segmento de frotas, é um crescimento por volta de 10%. 

Já para o mercado de seminovos, esperamos uma estabilidade em relação a 2013. "É um mercado bastante suscetível às variações macroeconômicas, especialmente às condições de financiamento dos bancos para nossos clientes, mas estamos com boas expectativas."

A Locamerica existe há 21 anos e é uma companhia de capital aberto, especializada em locação de frotas personalizadas para empresas. "Temos uma atuação nacional e nossas 32 filiais estão espalhadas na maioria das capitais e em todas as regiões do país. Desde 1993 no mercado, a locadora ocupa atualmente o segundo lugar no ranking das maiores do setor em número de veículos, com quase 29 mil carros. "Temos hoje cerca de 600 colaboradores. O grande diferencial da Locamerica é pensar soluções exclusivas e inovadoras para a frota e personalizá-la de forma a atender todas as necessidades do cliente", diz Luiz Fernando. 

Atualmente, a carteira da companhia conta com mais de 390 nomes. "A terceirização de frotas é nossa especialidade. Contudo, a venda de veículos faz parte do ciclo do negócio e tem grande participação em nossa receita, porém são públicos completamente distintos. Enquanto a terceirização de frotas é orientada para empresas, o segmento de seminovos tem foco na pessoa física."

Ele explica que a especialidade da empresa é a terceirização de frotas. "Desde a aquisição, colocação de acessórios, logística de entrega, até pagamentos de impostos, multas e a manutenção da frota alugada, tudo é de responsabilidade da Locamerica, de maneira personalizada, visando atender a necessidade do cliente. Além disso, atuamos no mercado de venda de veículos seminovos, no varejo, com lojas próprias em BH, Rio e São Paulo, e no atacado utilizando nossa rede de parceiros. Temos desde veículos leves, executivos, blindados, utilitários, até caminhonetes."


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.