Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 04-01-2014 - 09:06 -   Notícia original Link para notícia
Mineiros invadem o Nordeste
Praias dessa região do Brasil são as favoritas; Miami e Cancun também estão na lista

Daniela Maciel

Se "sombra e água fresca" é o que todo mundo quer na hora de descansar, melhor ainda se for de frente para o mar, com todo conforto e segurança. Esta é, pelo menos na visão dos turistas mineiros, a melhor definição de férias de verão. De acordo com operadoras e agências de viagem, as praias do Nordeste brasileiro são as preferidas dos mineiros que conseguiram uma folga no Réveillon e dos felizardos que poderão viajar nas férias de janeiro.

Segundo o gerente comercial da Viagens Master, André Biagioni, a Bahia continua sendo imbatível na preferência dos turistas de Minas Gerais. "Pela proximidade e estrutura, este destino é o preferido. São três aeroportos importantes (Salvador, Ilhéus e Porto Seguro) que dão bastante mobilidade ao turista mineiro", destaca Biagioni.

Além da Bahia, fazem sucesso as capitais nordestinas. Fora do Brasil, destaque sempre para Miami, nos Estados Unidos, e Cancun, no México. O modelo de hospedagem que mais cresce são os resorts. O crescimento das viagens de Réveillon em relação ao anterior foi de 20% e viagens de férias de verão, 15%. "Os resorts são um produto que o mineiro compra muito porque ele permite um turismo em família com conforto e segurança", explica o gerente comercial da Viagens Master.

O gerente de produto nacional da Flytour Viagens, Daniel Firmino, completa a explicação: "Além de conseguir reunir a família, coisa cada vez mais difícil no dia a dia, o resort oferece uma comodidade única, onde até o sorvete das crianças está pago. Isso agrada muito as famílias que, muitas vezes, solicitam um apartamento que acomode pais e filhos", afirma Firmino.

Exterior - De acordo com ele, as praias do Nordeste são realmente insuperáveis na preferência mineira. Fora do Brasil, Disney e as praias do Caribe mantêm a liderança. O crescimento contabilizado em relação à janeiro passado ficou em 20%. "Um destino que vem crescendo é a Argentina, especialmente depois da inauguração do voo direto que liga Belo Horizonte a Buenos Aires, em junho. Da Capital, os turistas partem para diferentes cidades daquele país", completa.

No portal de viagens Keroviajar.com, a supervisora de atendimento, Tatiana Carmelita, se desdobra para atender os viajantes de última hora. Para não perder a tradição, ainda uma boa parte dos turistas não antecipa as compras e acaba pagando mais caro. "Disney, Caribe e América do Sul são os destinos internacionais preferidos. No Brasil, as praias do Nordeste e, como nova tendência, aparece Caldas Novas, em Goiás, nestas férias. Temos que ficar de plantão para atender essa Àturma". Embora a média de antecipação de compra esteja crescendo, as vendas de última hora continuam importantes", analisa Tatiana Camelita.

Focada nas classes C e D, a empresa calcula um crescimento entre 10% e 15% no período em relação ao mesmo de 2013. O índice é considerado muito bom, principalmente em virtude da variação cambial vivida pelo país ao longo do ano. "Temos nos surpreendido. Apesar de o cliente ter sido mais cauteloso no fim do ano, não deixou de viajar. Com a internet ele chega bem informado e exigente, sabendo exatamente o que quer. Este perfil ajuda a amadurecer o mercado e aguardamos 2014 com uma boa expectativa", avalia a supervisora.

Na Ytur Turismo, o agente de viagem Marlon Abreu Franco vê o período como estável em relação ao correspondente anterior. "A procura pelo internacional, apesar da variação cambial, continua crescendo. Disney, Orlando e Miami são os mais procurados. No Brasil, são os resorts baianos. Observamos que, especialmente quem quer sair do Brasil, antecipou a compra. Pra quem quiser viajar agora, a situação não está nada fácil. Existem poucas vagas e grupos grandes terão dificuldade para encontrar assento nos aviões e vaga nos hotéis", conclui Franco.
Palavras Chave Encontradas: Criança
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.